Google

31 de outubro de 2007

Robinho no maracanã - Brasil x Equador

Buraco negro maior que 30 'sóis'

Esta concepção artística mostra gases espiralando dentro do buraco negro recém-descoberto, o maior de sua categoria. Aquecidos, os gases emitem raios-X, o que faz com que os astrofísicos deduzam a existência do astro (Foto: Aurore Simonnet/Sonoma State University/NASA )

Astrônomos descobrem buraco negro gigante maior que 30 'sóis'

Ajudados por dois satélites da Nasa, os astrônomos descobriram a existência de um buraco negro que já ultrapassou um recorde anunciado há apenas duas semanas, em 17 de outubro. Com massa que pode chegar a 33 vezes a do Sol, ele é, agora, o buraco negro mais maciço que orbita outra estrela de que se tem notícia.

Pertencente à categoria dos buracos negros de massa que podem ser comparadas às de grandes estrelas, ele é menor do que os gigantes encontrados em centros de galáxias.

A nova descoberta foi localizada na constelação Cassiopéia, em uma galáxia-anã -- a IC 10 --, a 1,8 milhões de anos-luz da Terra.

Os astrofísicos não esperavam encontrar um buraco negro deste tipo tão grande e passaram a crer que eles podem ser bem maiores do que antes se imaginava.

do G1 São Paulo

30 de outubro de 2007

A Copa é nossa

Fifa oficializa Brasil como sede da Copa do Mundo-2014

da Folha Online
Candidato único, o Brasil foi confirmado na tarde desta terça-feira pela Fifa, após uma decisão unânime, como sede da Copa do Mundo de 2014. Apesar de não ter concorrentes, o país poderia ser vetado se não cumprisse as exigências da entidade máxima do futebol.

Nesta terça, a candidatura brasileira fez sua última apresentação, em Zurique, na Suíça, e foi elogiada pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter.
O Brasil mandou uma delegação de peso para apoiar a candidatura, incluindo o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, 12 governadores estaduais, o ministro do Esporte, Orlando Silva, o senador Marconi Perillo, representando o Congresso Nacional, o escritor Paulo Coelho, o atacante Romário e o técnico da seleção brasileira, Dunga.

A apresentação da candidatura brasileira aconteceu por volta das 9h45 e durou aproximadamente 40 minutos. Foram mostrados vídeos com imagens de jogos da seleção brasileira, cidades selecionadas para organizar o evento, pontos turísticos e explicação sobre os projetos das construções dos novos estádios.

A preocupação ecológica foi um dos principais enfoques. Também foram mostrados depoimentos de brasileiros ressaltando a ansiedade pela realização do Mundial e comentando os possíveis benefícios que terão futuramente.

Durante a apresentação, além do presidente da CBF, Ricardo Teixeira Teixeira, também falaram sobre a candidatura brasileira o ministro de Esportes, Orlando Silva, o governador do do Amazonas, Eduardo Braga, e o escritor Paulo Coelho.

"Fiquei impressionado. Não deveria, mas vou dizer. Estou impressionado com toda a preocupação ecológica e com o fato de terem trazido para cá Paulo Coelho. Ele tem um senso de humor específico. Isso é o futebol", afirmou Blatter.

O Brasil será sede de uma Copa do Mundo pela segunda vez na história. A outra oportunidade aconteceu em 1950, quando a seleção nacional desperdiçou a chance de ganhar o título pela primeira vez ao perder para o Uruguai por 2 a 1, no Maracanã.

Depois disso, a América do Sul ainda receberia um Mundial em 1978, na Argentina, com a seleção anfitriã sendo campeã após bater na final a Holanda. Além de Brasil e Argentina, os países sul-americanos foram sede da Copa em 1930, no Uruguai, e 1962, no Chile.

22 de outubro de 2007


Sol ilumina estátua de Ramsés II em fenômeno visto duas vezes ao ano

Acontecimento marcava o começo da temporada agrícola para os antigos egípcios. Evento se repetirá em 22 de fevereiro.

Egípcios e turistas puderam ver, nesta segunda (22), o sol iluminar o rosto da estátua do faraó Ramsés II no templo na cidade de Abu Simbel, no sul do Egito, em um raro fenômeno que ocorre apenas duas vezes ao ano. Às 5h55 (1h55 de Brasília), os raios solares começaram a entrar no templo e iluminaram o rosto da estátua durante 24 minutos, para anunciar o início do mês do "Bert", que marcava o começo da temporada agrícola para os antigos egípcios.
Segundo o diretor de antiguidades de Abu Simbel, Mohammed Hamed, citado pela agência oficial "Mena", cerca de 2.500 turistas estiveram presentes para observar o fenômeno, que se repetirá em 22 de fevereiro. Esta noite será realizado um espetáculo para contar a história do faraó e explicar o projeto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que salvou o templo de ficar submerso no lago Nasser quando a represa de Assuã foi construída, em 1964.
O Templo do Sol foi construído de modo que os raios solares iluminassem o rosto da estátua de Ramsés II apenas duas vezes ao ano: em 22 de outubro, para comemorar sua ascensão ao trono, e em 22 de fevereiro, por ocasião do seu aniversário. Os engenheiros da Unesco que participaram do salvamento do templo levaram em conta este fenômeno e conseguiram que ele se repetisse em sua nova localização, vários metros acima do local original.
do G1.globo.com
Usuários do Orkut criam 'área VIP' na página de recados

Internautas podem agora selecionar os grupos autorizados a deixar mensagens. Orkut ganha novidades antes que MySpace e Facebook cheguem oficialmente ao Brasil.

Acabou aquela história de todos poderem escrever recados para todos no Orkut – prática que pode facilitar situações constrangedoras e também permite a propagação de spams. Nessa onda de novas ferramentas para a rede social, o Google disponibilizou recentemente um serviço que permite ao usuário selecionar quem poderá escrever em sua página de recados (scrapbook): todos, só os amigos ou também os amigos de amigos.

Antes, para proibir os textos de um usuário na página de recados, era necessário colocá-lo na lista de ignorados. Isso impossibilitava, por exemplo, que os internautas prevenissem a divulgação dos irritantes spams vindos principalmente de desconhecidos: somente conhecendo a identidade de uma pessoa era possível ignorá-la.

Agora, se restringir sua página de recados para mensagens de amigos, é bem provável que o internauta consiga se livrar dos anúncios de ofertas imperdíveis, festas incríveis, remédios para emagrecer, fórmulas para impotência e todo tipo de lixo eletrônico que vinha abarrotando esse espaço teoricamente criado para os conhecidos se comunicarem.

Essa função, disponível na aba Privacidade, faz parte de um pacote de novidades oferecidas recentemente pelo site de relacionamentos mais popular entre os internautas brasileiros – o serviço mudou de visual, expandiu a capacidade do álbum de fotos (agora é possível postar cem imagens), passou a disponibilizar as últimas atualizações dos contatos e até aprendeu a contar (“agora, o número indicado deve ser igual ao número real de participantes de sua lista”, diz um post no blog oficial do Orkut).

Essas iniciativas podem estar ligadas a uma estratégia do Orkut para fidelizar seu público, num momento em que outras redes sociais mostram interesse no mercado brasileiro: o MySpace deve chegar oficialmente por aqui em novembro, enquanto o Facebook já anunciou interesse em criar versões traduzidas, para os países que não têm o inglês como língua oficial. Segundo informações da Agência Estado, Emerson Calegaretti, que foi o primeiro funcionário brasileiro do Google, ocupa desde setembro o posto de diretor-geral do Facebook para o país. Citando números da empresa ComScore, a agência também afirma que o MySpace teve 68,4 milhões de visitantes em setembro e o Facebook, segundo maior serviço de rede social, 30,6 milhões. O Orkut recebeu cerca de 24,6 milhões de visitantes durante o mesmo período.

do G1.globo.São Paulo

16 de outubro de 2007

Visão de João Paulo II

Fiéis católicos poloneses acreditam que o Papa João Paulo II, morto em 2005, tenha reaparecido para abençoá-los, diz a edição desta terça-feira do jornal britânico “Daily Mail”.

A evidência, dizem, é a foto da esquerda na imagem ao lado, na qual o fogo assume uma forma que eles acham parecida com a do pontífice com o braço levantado.

A imagem foi registrada durante uma cerimônia que marcou os dois anos da sua morte, em abril deste ano, em Beskid Zywiecki, local próximo a Katowice, no sul da Polônia, onde Karol Wojtyla nasceu.

As imagens da fogueira têm sido reprisadas incessantemente na mídia italiana, que já ouviu diversos especialistas e pessoas do Vaticano sobre o tema. A própria TV do Vaticano tem dado detalhes sobre o assunto, defendendo que, sim, é João Paulo II a imagem do fogo.

O polonês que fotografou a cena, Gregorz Lukasik, disse que só percebeu o formato após ver a fotografia depois de chegar em casa. “Mostrei para meus irmãos e eles, como eu, ficaram convencidos que as chamas formavam a imagem de João Paulo II”, contou

G1.globo.com

12 de outubro de 2007

Foto mostra telescópios da (ATA) fica no Observatório Hat Creek.

Co-fundador da Microsoft busca vida inteligente fora da Terra

Paul Allen inaugura conjunto de antenas que vão buscar vida inteligente no espaço.Sistema Allen Telescope Array (ATA) fica no Observatório Hat Creek, na Califórnia
O co-fundador da Microsoft, Paul Allen, inaugura nesta sexta-feira (12) no norte da Califórnia as primeiras 42 antenas de um conjunto de 350 que se somarão à busca de sinais de inteligência no Universo.
O sistema, conhecido oficialmente como Allen Telescope Array (ATA) (veja o site do projeto, em inglês), fica no Observatório Hat Creek, a cerca de 465 quilômetros a nordeste de San Francisco, e será voltado também para as observações astronômicas.

Saiba mais

O ATA é um projeto conjunto da Universidade da Califórnia e do Instituto de Procura de Inteligência Extraterrestre, e consiste essencialmente de um gigantesco receptor de sinais de rádio. No curso das próximas duas décadas o ATA aumentará mil vezes o número de sistemas estelares examinados na busca de emissões de sinais artificiais. A busca de sinais de rádio no espaço distante depende, principalmente, da área de coleta desses sinais, isto é a superfície de seu "espelho". Uma forma de aumentar essa área é a construção de uma antena maior ou a construção de várias menores e interconectadas. Um exemplo de um "espelho" com antenas múltiplas é o conjunto de rádio telescópio montado no Novo México, e que é formado por 27 antenas. Os avanços tecnológicos permitem a construção de antenas com receptores de alta qualidade a um custo muito mais baixo, e por isso se tornou econômico a criação de uma rede com um grande número de antenas. Os pratos individuais das antenas no ATA têm um diâmetro de seis metros cada um e foram se multiplicando durante quatro anos nos prédios do nordeste da Califórnia. As 42 antenas que Allen inaugura nesta sexta equivalem, em área de coleta de sinais, a uma antena de 40 metros de diâmetro
Divulgação/SETI Institute
do G1.globo.com

YouTube permite a usuários mapear vídeos no Google Earth

Vídeos de assuntos referentes aos locais são apresentados quando usuário acessa mapas.Novidade faz parte de iniciativa do Google para aproximar seus produtos.


Vídeos temáticos do YouTube poderão agora ser vistos no Google Earth (Foto: Reuters)
Saiba mais

O Google está aproximando os mundos do vídeo on-line e da confecção de mapas ao permitir que os usuários do seu software Google Earth assistam e ouçam vídeos do YouTube mapeados para locais específicos. Uma nova disposição de vídeos do YouTube é oferecida junto ao software de visualização tridimensional do Google Earth, que combina imagens de satélite, mapas, terrenos e prédios de todo o mundo.
Ao permitir aos criadores do YouTube localizar geograficamente os seus vídeos em um mapa, o Google leva os usuários de internet a se aproximarem de locais em todo o mundo e assistirem vídeos do YouTube relacionados à região.
Por exemplo, os viajantes de Maui podem encontrar vídeos de surfe, snorkel ou peixes exóticos, enquanto visitantes virtuais de Chamonix-Mont Blanc podem assistir vídeos de esqui nos alpes.
Os usuários do Google Earth já podem ver fotos de colaboradores do Panoramio, um serviço de mapeamento por fotos que o Google comprou em maio. No caso dos vídeos do YouTube, os criadores destinam informações geográficas aos seus trabalhos conformem fazem o upload para o site.
do G1.globo
YouTube pede ajuda de usuário na restrição de conteúdo

Chad Hurley, co-fundador do site, pede que usuários denunciem vídeos impróprios.'Na internet qualquer um pode expressar sua opinião, para o bem ou para o mal', disse.
Da EFE

O presidente-executivo e co-fundador do portal de vídeos na internet YouTube, Chad Hurley, insistiu que sua companhia rejeita que os usuários coloquem conteúdo pornográfico, violento ou que revele cenas de assédio. Durante a apresentação da versão do YouTube para o México nesta quinta (11), na capital do país, Hurley respondeu a perguntas sobre o caso de um doente mental espanhol objeto de chacotas em um vídeo colocado por usuários da página da internet. A esse respeito, disse que, apesar de a companhia receber centenas de milhares de vídeos todos os dias, o YouTube mantém diretrizes claras sobre a proibição de compartilhar esse tipo de material.

Usuário vigilante

Hurley explicou que o portal conta com as ferramentas necessárias para que "qualquer um possa solicitar que se retire um vídeo". Ele também manifestou que "pela natureza da internet qualquer um pode expressar sua opinião seja para o bem ou para o mal". Neste sentido, considerou que a internet traz a possibilidade do diálogo, porque "se alguém envia um vídeo ou escreve um blog que é incorreto as pessoas podem responder e falar sobre isso". No entanto, Hurley advertiu que a empresa recebe muitos pedidos de pessoas que pedem para retirar vídeos que são exibidos no YouTube, e que a companhia tenta ser tão ativa como pode para responder a todas elas.

Audiência por tabela

Sobre a pirataria de vídeos musicais ou programas de televisão que são disponibilizados com regularidade, Hurley declarou que no YouTube não vêem "necessariamente" esse assunto como um problema, na medida em que contam com "as ferramentas mais avançadas" e disponíveis para que todos possam reportar este tipo de caso. De fato, asseverou, algumas companhias de televisão que decidem voluntariamente colocar no YouTube alguns de seus conteúdos experimentaram um aumento em seu "rating" entre 5% e 6%.

do Globo.com

6 de outubro de 2007

Como era ser criança há 30 anos?
Se você é desses que se irritam com qualquer demora na web, viaje ao passado e veja como a vida pedia mais paciência

Quando você digita o endereço de um site e o computador demora mais de 10 segundos para baixar a página buscada, você já chacoalha as pernas de impaciência? Ao tirar uma foto com câmera digital, lá vai você conferir se a imagem ficou O.k. ou se é o caso de repetir a pose. Em dois segundos, a imagem já estará gravada no seu computador e você há de enviá-la aos amigos em seguida, se quiser

A geração que hoje cresce conhecendo os recursos da internet, do iPod, do celular e do DVD (um filme visto no cinema chega à sua casa em poucos meses) mal tem idéia de como as crianças viviam sem isso tudo há 30 anos.

Fotografias

Hoje a galera faz fotos e na mesma hora quer ver como ficou. Antes da foto digital, só havia a foto em filme, que sobrevive: a cada 24 ou 36 fotos, o filme é levado para revelação em laboratório e só então as imagens são conferidas.

Enciclopédia

Google? Que nada! As pesquisas de trabalhos escolares eram feitas nas enciclopédias. A Barsa era a mais requisitada. E ao menos era preciso copiar o resultado, não tinha essa onda de acionar as teclas copia-cola como alguns fazem hoje.

Desenhos animados

Quem tem TV paga, com cinco ou seis canais infantis, nem imagina como a programação era restrita há 30 anos. Mal havia atração infantil após o almoço e TV em cores era artigo de luxo. Mas a rua era bem mais segura para se brincar.

Telefone de ficha

Nada de encontrar pai ou mãe a qualquer hora. Nem de ser achado. Era a vida sem celular. Na rua, o jeito era ligar do orelhão, o telefone público, com fichas.

Brincadeira de rua

Corda, amarelinha, carrinho de rolimã, rocambole, pega-pega, passa anel, bonecas de pano, pipa, saquinhos de arroz... Muitas dessas brincadeiras de rua foram substituídas pelos joguinhos no computador e videogame.

Na tela do cinema

Você vai ao cinema hoje e já pensa no lançamento do filme em DVD dentro de alguns meses. Há 30 anos, nem VHS havia. Para ver de novo, só voltando ao cinema!

Historinha em vinil

Em vez de CD e Ipods, as crianças ouviam música pelos LPs que tocavam na vitrola. Aliás, você já viu uma vitrola? Também eram comum os livros com disquinhos musicais que narravam as histórias

Doces caseiros

Imagine uma cantina sem salgadinhos de pacotes e bolachas recheadas. As crianças não sofriam a tentação de tanta gordura trans e se esbaldavam em doces caseiros, como doce de abóbora, doce de leite, rapadura e muitos bolos.

fonte:estadao

4 de outubro de 2007

Microsoft se abre à telefonia pela Internet com nova versão do Office

ZURIQUE, Suíça (AFP) — A Microsoft lançou nesta quinta-feira na Suíça o Office Communication Server 2007, um programa destinado basicamente a posicionar a gigante americana no lucrativo mercado da telefonia via internet, anunciou em Zurique o presidente da companhia, Steve Ballmer
.
A nova versão para empresas do programa Office vai começar a ser distribuído em primeira mão na Suíça. O "Office Communication Server 2007" e o "Office Communicator 2007" serão comercializados no resto do mundo dentro de duas semanas.

Assim, a Microsoft se posiciona em concorrência direta com os pioneiros da telefonia por internet (ou IP), como o Skype (Ebay) ou o Vonage.

O novo programa Office coloca à disposição uma versão profissional, especial para empresas, do serviço de mensagens instantâneas do Windows Live Messenger, conhecido como "Communicator".

A nova versão permitirá também conversas através do IP, mediante um telefone comapatível, e organizar conferências de áudio e vídeo.
O novo programa da Microsoft permitirá também o compartilhamento de documentos.

O programa foi parcialmente desenvolvido na Suíça pela empresa MediaStreams, com sede em Zurique, e comprada em 2006 pela Microsoft.
fonte: internet

2 de outubro de 2007

Sonda japonesa filma Terra em alta definição

Satélite Kaguya é o primeiro a obter esse tipo de imagem em órbita do nosso planeta. Objetivo final da missão é estudar composição química da Lua.

A sonda japonesa Kaguya, que foi lançada no último dia 14 e está a caminho da Lua, fez o primeiro vídeo em alta definição da Terra vista do espaço, informou o portal "Space.com".

O vídeo de oito minutos de duração, feito com uma câmera desenvolvida pela TV pública japonesa, mostra o nosso planeta a uma distância de 110 mil km. Por enquanto, a Jaxa (Agência Espacial Japonesa) só liberou uma imagem parada, que revela a costa oeste da América do Sul banhada pela luz do Sol.

A sonda Kaguya, considerada a mais ambiciosa missão lunar desde o programa Apollo, é o primeiro satélite japonês enviado à Lua. Seus instrumentos vão investigar características da superfície e do subsolo do satélite natural da Terra.

fonte G1.globo