Google

26 de novembro de 2009

Governo passará a analisar substância cancerígena em refrigerantes

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento começará a analisar a presença de benzeno (substância potencialmente cancerígena) em refrigerantes.

Ministério Público testará bebidas para investigação
Substância está no ar e na banana, diz fabricante
Sete refrigerantes têm substância cancerígena
 
Atualmente não há testes oficiais para detectar a substância nas bebidas, tampouco limites estabelecidos na legislação --uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de 2007 normatiza apenas os níveis de ácido benzoico (que, junto com o ácido ascórbico, se transforma em benzeno).
O ministério, que registra e fiscaliza os alimentos no país, afirmou que está desenvolvendo em sua rede oficial de laboratórios uma metodologia de análise para detecção da substância em refrigerantes.

A perspectiva é iniciar os trabalhos de validação do processo em 2010, mas ainda não há data para a implantação das análises de forma sistemática. A Anvisa informa que não há previsão de edição de resolução sobre o benzeno.

O Ministério Público Federal está investigando a presença da substância nas bebidas e determinará a realização de um teste para a confirmação dos resultados divulgados pela Pro Teste --Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

Dois dos 24 refrigerantes testados (Sukita Zero e Fanta Laranja Light) pela entidade apresentaram concentrações acima dos limites aceitáveis para serem considerados próprios para consumo.

MARY PERSIA
da Folha Online

Comer menos carne ajuda o planeta e o coração, afirma estudo

Passar por cima da terceira porção de carne assada, salvar o planeta e fazer um favor ao seu coração, simultaneamente.
Esse é o conselho de Alan Dangour, da London School of Hygiene and Tropical Medicine e colegas que, juntos, exploraram o potencial da indústria do gado no Reino Unido, a fim de ajudar a reduzir as emissões de carbono pela metade até 2030, em relação aos níveis de 1990, além de fazer uma avaliação sobre os efeitos na saúde da nação.

Eles descobriram que a indústria poderia reduzir as suas emissões, mas apenas se o gado consumido e produzido no Reino Unido fosse reduzido em 30%. Fazendas também poderiam otimizar a eficiência energética, por exemplo, capturando carbono em adubos.
Os cortes nos gastos de saúde seriam consideráveis: 18 mil pessoas deixariam de morrer prematuramente em decorrência de ataques cardíacos --uma redução de 17%--, assim como haveria menos ingestão de gorduras saturadas, tipicamente encontradas nas gorduras da carne.

Os efeitos não se limitariam apenas às nações ricas. A equipe descobriu que o Brasil poderia alcançar os mesmos benefícios de saúde. "Nós não estamos dizendo para que sejam vegetarianos, estamos falando em reduzir a quantidade de produção e de consumo", diz Dangour. A poupança poderia ser ainda maior, se as taxas de morte por câncer colorretal e obesidade forem incluídas, diz ele.

O agrônomo Kenneth Cassman, da Universidade de Nebraska, alerta que o corte na produção em uma região pode impulsioná-la em outro lugar, causando o efeito reverso: um aumento nas emissões globais.
"Reduzir a produção de produtos de origem animal em um país desenvolvido como o Reino Unido faz pouco para influenciar as tendências mundiais na produção e consumo, onde a maior parte do aumento na demanda, daqui e até 2050, virá de países em desenvolvimento", diz ele.

Folha Online

20 de novembro de 2009

Google anuncia abertura do código do seu Chrome OS para desenvolvedores

O Google anunciou nesta quinta-feira (19) uma nova fase de desenvolvimento do seu sistema operacional, o Chrome OS. Mas, ao contrário dos rumores que circulavam na web desde a semana passada, não houve lançamento oficial do produto. “Estamos muito felizes em anunciar que o Google Chrome é totalmente open source a partir de hoje”, informou o vice-presidente do Google, Sundar Pichai.

O objetivo da iniciativa é permitir que programadores de todo mundo tenham acesso ao código-fonte e possam contribuir para o desenvolvimento do novo sistema operacional, que será lançado em 2010.

De acordo com Pichai, a versão final do Chrome OS deve ser apresentada até meados do próximo ano, pouco antes do lançamento dos primeiros aparelhos a rodar o sistema operacional de código aberto, previsto para o final de 2010.

Na apresentação, o executivo fez questão de destacar a tríade em que se baseia o Chrome OS - “velocidade, simplicidade e segurança” -, a mesma do browser do Chrome, browser da gigante da internet.

Ainda de acordo com a companhia, por carregar uma versão modificada do Chrome, o sistema operacional está pronto para ser usado em apenas 7 segundos, contra os 45 segundos necessários para equipamentos com sistemas operacionais completos.

Expectativa
Rumores que circularam na web na sexta-feira (13) davam conta sobre a possibilidade de o download do software ser liberado já nesta semana. A informação foi publicada inicialmente no blog especializado em tecnologia “TechCrunch”, que citou “fontes confiáveis”.

De acordo com o “Inquirer”, no entanto, não será possível baixar o novo sistema operacional em qualquer máquina. Aparentemente, apenas um número limitado de dispositivos oferecerá suporte ao Chrome nesse início, apesar de o Google ter confirmado que está trabalhando com a Acer, Adobe, Asus, Freescale, Hewlett-Packard, Lenovo, Qualcomm, Texas Instruments e Toshiba.

O Chrome OS foi anunciado pelo Google em 7 de julho, quando a gigante de buscas afirmou que o sistema operacional de código aberto focado em netbooks não estaria disponível para os consumidores até a segunda metade de 2010.

G1>tecnologia

15 de novembro de 2009

Google exclui comunidade de golpe virtual no Orkut

Uma comunidade apócrifa que prometia convites para o novo Orkut --mas que encaminhava o usuário para um tipo de worm (uma espécie de subclasse de vírus)-- foi tirada do ar pelo Google na terça-feira (10).
A comunidade "Novo Orkut Oficial!", cujo criador se denominava Danilo Miedi (personagem que anunciou o novo Orkut em um show da banda mineira Skank) em um perfil igualmente falso, distribuía falsos convites para o novo site de relacionamentos--com links falsos para um programa que se alastra sem a ação do usuário, e que deixam tráfego de dados e computador lentos.
Para ilustrar a situação, de acordo com o site IDG Now!, instantes antes da comunidade sair do ar, por volta de 4.000 mensagens com teor "SOBE O TOPICO UP! Porque Funciona" tinham sido postadas, sem qualquer ação dos usuários.
A assessoria de imprensa do Google informou que a companhia apagou a comunidade --mas não informou se o autor foi denunciado à polícia.

fonte: Folha Online

4 de novembro de 2009

Google Chrome cresce mais rápido que Firefox

O Chrome vem conquistando seguidores a uma velocidade invejável. É o quarto mês seguido que o navegador do Google cresce mais que o Mozilla Firefox, o segundo melhor colocado no ranking. Enquanto isso o Internet Explorer, líder de mercado, vem rolando escada abaixo nos números: perde, em média, 1% de participação a cada mês.

O Chrome aumentou sua participação em 0,4% em outubro, de acordo com pesquisas da Net Applications, e terminou o mês com 3,6% de share. O Firefox, por sua vez, cresceu 0,3% e hoje detem 24% do mercado.

Atualmente, o Google Chrome já disputa a terceira colocação com o Safari, da Apple. Se essa tendência se firmar, o Chrome vai superar o Safari em fevereiro de 2010.

 fonte : Olhar Digital