3 de novembro de 2007
Rosto de Tutancâmon será revelado pela primeira vez
A múmia do faraó Tutancâmon será tirada de seu túmulo no domingo (4) em Luxor e seu rosto será revelado pela primera vez na história, segundo anunciou o Conselho Supremo de Antiguidades (CSA) egípcio em um comunicado.
O comunicado traz as palavras do ministro egípcio de Cultura, Farouk Hosni, que ressalta que deste modo a múmia vai ter uma proteção maior do que a que tem agora dentro de seu sarcófago.
Segundo fontes do CSA, a múmia será transferida e mostrada a um reduzido grupo de jornalistas e arqueólogos, e a partir do dia seguinte, segunda-feira, será exibida ao público.
Atualmente, uma média de 5.000 pessoas visita o túmulo do famoso faraó por dia, e o suor exalado pelos visitantes cria uma umidade dentro da câmara mortuária que afetou negativamente o estado da múmia.
No domingo, a múmia será colocada em uma urna especial com controle perfeito dos níveis de temperatura e umidade, embora vá continuar dentro de sua tumba, já que os projetos de enviá-la ao Museu de Luxor ou do Cairo foram deixados de lado.
Segundo lembrou Zahi Hawas, secretário-geral do CSA, a múmia está muito deteriorada também por causa da manipulação do arqueólogo Howard Carter quando este descobriu o túmulo do faraó em 1925.
Carter usou barras metálicas para separar a máscara da múmia, e desembrulhou o cadáver para retirar cem amuletos funerários ocultos entre as camadas de linho, enquanto a múmia ficou ao sol sem proteção alguma, segundo Hawas.
O resultado é que a múmia real está hoje dividida em 18 partes diferentes que tiveram que ser coladas. Tutancâmon voltou a ser envolto em linho, depois, e tudo o que os visitantes poderão ver dele é seu rosto
do G1.globo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário