Google

25 de novembro de 2007

No intervalo......


14 de novembro de 2007


Imagem demorou 70 segundos para ser feita (Foto: Jaxa/NHK)
Sonda japonesa filma 'pôr-da-Terra' visto a partir do pólo Sul da Lua

Imagem foi feita com câmera de vídeo de alta definição mandada por rede de TV. Fenômeno só é visível para satélites que orbitarem a Lua a pouca distância.

A parceria entre a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão e a rede de TV nipônica NHK acaba de render mais belas imagens da Lua e da Terra. Desta vez, a sonda robótica Kaguya, que carrega uma câmera de alta definição da NHK, filmou um magnífico "pôr-da-Terra" de uma posição no pólo Sul da Lua. O satélite também observou um "nascer-da-Terra". É importante lembrar, no entanto, que os fenômenos só são visíveis para satélites em órbita lunar. Um observador postado na superfície da Lua consegue ver nosso planeta o tempo todo, na mesma posição.
do G1.globo

11 de novembro de 2007

Descoberto templo de 4 mil anos no Peru


Local de adoração pode ser o mais antigo das Américas, segundo pesquisador. Pinturas murais e método de construção são principais diferenciais do achado.

Arqueólogos acharam um templo de blocos de argila, com pinturas murais, com cerca de 4.000 anos, no norte do Peru. O templo pode ser um dos mais antigos da América, segundo o responsável pelos estudos.

Situado no meio de uma ruína de cerca de 50 metros quadrados, o templo tem uma escada central e um salão onde há um altar de culto ao fogo, afirmou à Reuters o arqueólogo Walter Alva, por telefone.

2.000 A.C.
O lugar onde os arqueólogos trabalham, localizado em Lambayeque, no norte do Peru, a 760 km de Lima, é chamado de Ventarrón. Segundo Alva, o complexo foi construído 2.000 anos antes de Cristo.

"Trata-se de um templo de cerca de 4.000 anos. O que nos surpreende são os métodos de construção, o design arquitetônico e, acima de tudo, os murais, que podem ser os mais antigos do continente", afirmou Alva, diretor do Museu Tumbas Reales de Sipán.

Descobertas em Sipán, um centro administrativo e religioso da cultura mochica, incluem uma tumba de ouro, construída há 1.700 anos para um rei pré-inca.

"A descoberta desse templo revela evidências que sugerem que na região de Lambayeque havia um intercâmbio cultural entre a costa do Pacífico e o restante do Peru", declarou Alva.
do G1.globo

4 de novembro de 2007

Rosto de múmia de Tutancâmon é revelado no Egito



A múmia do faraó Tutancâmon foi tirada de seu sarcófago e revelada ao público pela primera vez na história neste domingo (4).

A partir de agora, a múmia ficará em uma urna transparente, protegida da poeira, da umidade e com controle de temperatura.
"Com a colocação da múmia na urna, mandamos o rei dourado à vida eterna", disse Zahi Hawass, secretário-geral do Conselho Supremo de Antigüidades egípcio e patrocinador deste projeto.

A múmia do "faraó-menino" tem o nariz chato, os dentes pronunciados e a cabeça redonda, segundo puderam constatar a mídia internacional reunida para assistir à transferência histórica.
Este domingo marca o aniversário de 85 anos da descoberta da múmia pelo arqueólogo britânico Howard Carter.

Várias televisões gravaram o momento da transferência e um telão situado fora da câmara mortuária mostrou as imagens. A cerimônia foi reservada à imprensa. O grande público terá de esperar até segunda-feira (5) para ver o faraó mais famoso da história.
do G1.globo

3 de novembro de 2007


Rosto de Tutancâmon será revelado pela primeira vez

A múmia do faraó Tutancâmon será tirada de seu túmulo no domingo (4) em Luxor e seu rosto será revelado pela primera vez na história, segundo anunciou o Conselho Supremo de Antiguidades (CSA) egípcio em um comunicado.

O comunicado traz as palavras do ministro egípcio de Cultura, Farouk Hosni, que ressalta que deste modo a múmia vai ter uma proteção maior do que a que tem agora dentro de seu sarcófago.
Segundo fontes do CSA, a múmia será transferida e mostrada a um reduzido grupo de jornalistas e arqueólogos, e a partir do dia seguinte, segunda-feira, será exibida ao público.

Atualmente, uma média de 5.000 pessoas visita o túmulo do famoso faraó por dia, e o suor exalado pelos visitantes cria uma umidade dentro da câmara mortuária que afetou negativamente o estado da múmia.

No domingo, a múmia será colocada em uma urna especial com controle perfeito dos níveis de temperatura e umidade, embora vá continuar dentro de sua tumba, já que os projetos de enviá-la ao Museu de Luxor ou do Cairo foram deixados de lado.

Segundo lembrou Zahi Hawas, secretário-geral do CSA, a múmia está muito deteriorada também por causa da manipulação do arqueólogo Howard Carter quando este descobriu o túmulo do faraó em 1925.

Carter usou barras metálicas para separar a máscara da múmia, e desembrulhou o cadáver para retirar cem amuletos funerários ocultos entre as camadas de linho, enquanto a múmia ficou ao sol sem proteção alguma, segundo Hawas.

O resultado é que a múmia real está hoje dividida em 18 partes diferentes que tiveram que ser coladas. Tutancâmon voltou a ser envolto em linho, depois, e tudo o que os visitantes poderão ver dele é seu rosto

do G1.globo