Google

16 de julho de 2011

São Paulo tem a tarde mais seca do ano, segundo o CGE

A capital paulista registrou a tarde mais seca do ano neste sábado (16), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo. A umidade do ar chegou a 24% no Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, o que caracteriza estado de atenção. O índice mais baixo havia sido registrado no dia 28 de junho: 25%.
Uma massa de ar seco deixa o fim de semana com tempo aberto no Estado de São Paulo. Segundo o CGE, os termômetros oscilam entre 12°C e 28°C. Há previsão de chuva para a segunda-feira (18), o que pode melhorar os índices de umidade.

Consequência para a saúde
A baixa umidade contribui para a concentração de poluentes, o que piora a qualidade ao ar. A recomendação da Defesa Civil é para que, em dias secos, os paulistanos evitem atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h e não pratiquem exercícios entre as 11h e 15h. A ingestão de bastante líquido é aconselhada.

O tempo seco pode provocar dores de cabeça e irritação nos olhos, nariz, garganta ou na pele; aumento dos riscos de transmissão de doenças respiratórias; aumento do risco de desidratação; garganta seca, voz rouca, inclusive com possibilidade de inflamação da faringe; rompimento de vasos do nariz, provocando sangramento e maior facilidade de se contrair conjuntivite viral, alérgica e síndrome do olho seco. O aumento de poluentes também pode causar aumento da pressão arterial e arritmia cardíaca. Por isso, infartos são mais suscetíveis.

A Defesa Civil pede para as pessoas não colocarem fogo em terreno baldios e vegetação seca porque, com a baixa umidade, ele pode se espalhar rapidamente.

G1

Um comentário:

Ramon Martins disse...

O frio chegou... E não é nem um pouco amigável.

Se puder, dê uma passada lá no blog para conferir o que rolou por lá?


Danilo entrevista Alexandre Frota e o/a Ariadna (Entrevistas+humor)

Mudanças no ritmo (video)

Mulheres e sapatos (enquete)

Salamandra Axolotl (curiosidades)

Umbigo (crônica?)

Naruto Mangá #547

Dia do ROCK

As pessoas mais inteligentemente burras da terra 2...RADICAL (humor)

Uncharted 2 (Joguinho da semana)

Abraço

o/