Google

23 de fevereiro de 2008

‘Oscarólogos’ fazem previsões para a festa deste domingo

'Juno', 'Sangue negro', 'Onde os fracos não têm vez', 'Desejo e reparação' ou 'Conduta de risco'?(Foto: Montagem).

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas parece estar dividida entre a razão e o coração. Ao menos é essa a impressão de diversos “oscarólogos”, experts que arriscam previsões sobre os vencedores do prêmio mais cobiçado de Hollywood.

Veja o especial do Oscar 2008

Segundo o oráculo dos “oscarólogos”, “Onde os fracos não têm vez” é o candidato mais forte ao prêmio de melhor filme, mas para ganhar, o longa-metragem dos irmãos Coen vai depender de a Academia ter votado com a razão. Pois, se o coração falar mais alto, “Juno” ou “Desejo e reparação” podem abocanhar a estatueta. “Sangue negro” e “Conduta de risco” também estão na disputa.


A entrega do 80º Oscar acontece neste domingo (24), e Rede Globo exibe a festa, com comentários de José Wilker, a partir das 23h15, com flashes durante o Fantástico. “Esse ano é muito especial, porque os cinco concorrentes são muito bons”, diz Wilker em entrevista ao Bom Dia Brasil.

Previsões

Para o crítico americano Roger Ebert, do jornal “Chicago Sun-Times”, que afirma nunca ter errado uma previsão do Oscar, a produção dos Coen sairá vitoriosa. “Meu coração chora: ‘Juno’! ‘Juno’! ‘Juno’! Mas meu cérebro joga um balde de água fria e corrige: será ‘Onde os fracos não têm vez’”, diz o jornalista em seu site. “‘Sangue negro’ é sombrio demais, e os outros dois são excelentes, mas não fizeram barulho”, completa.

O website do jornal “The Los Angeles Times”, que utiliza um medidor de popularidade dos candidatos do Oscar, o “buzzmeter”, confirma “Onde os fracos não têm vez” como vencedor na categoria. O blog “Carpetbagger”, do “New York Times”, também aponta o filme de Ethan e Joel Coen como ganhador do Oscar. “Sim, ‘Onde os fracos’ e seu vilão sem remorso vão perfurar a competição”, diz o blog. “Onde os fracos” venceu os principais prêmios que são considerados prévias do Oscar: dos sindicatos dos produtores, atores, roteiristas e diretores, Critics Choice Awards, Bafta (o correspondente inglês do Oscar) e Círculo dos Críticos de Nova York e Londres.

No coração
Entretanto, pesquisa recente da E-Poll/Reuters aponta que 72% da platéia americana gostaria de ver “Juno” eleito melhor filme. “A Academia pode querer agradar o público”, afirma Ebert. O editor do site especializado “Hollywood Elsewhere” discorda. “É ridículo pensar que ‘Juno’ pode ganhar. As pessoas não votam por suas próprias razões encantadas”, diz Jeffrey Wells, em entrevista à BBC. Já José Wilker aposta em “Desejo e reparação”: “Eu acredito que será o vencedor, porque o pessoal vota na possibilidade de ter emprego no ano seguinte, e a tendência é de filme histórico".

do G1

Nenhum comentário: