Google

15 de outubro de 2009

Prêmio Nobel da Paz conquistado por Obama é isca para novo spam

A recente notícia sobre o Prêmio Nobel da Paz concedido ao presidente norte-americano Barack Obama é o novo tema de spam que está sendo disseminado por criminosos na rede, com o objetivo de roubar senhas e explorar vulnerabilidades da máquina dos internautas, de acordo com alerta divulgado nesta quinta-feira (15) pela McAfee.

Segundo a companhia de segurança de informação, “neste novo spam há uma indicação para clicar em um link ou copiá-lo e colá-lo no navegador que levará a um site com mais informações sobre o tema, incluindo um suposto relatório referente ao mal-estar criado pela aceitação do prêmio por Obama”.

No entanto, ao clicar neste link que promete as últimas notícias do presidente norte-americano, o internauta é direcionado a uma página na web que contém a imagem de Obama e, em seguida, um aviso surge na tela, informando que um download começará em breve. O spam traz na verdade um link que direciona para um site que faz download de cavalo de Troia.

“Esse trojan foi identificado pelos pesquisadores da McAfee como ‘Generic PWS. y!hv.i’”, informou o comunicado.

“Aqueles que chegam a clicar no link indicado no spam, acessam o site, mas não permitem o download do arquivo executável, não estão seguros, pois estão sujeitos à um Javascript que abre de forma oculta outras páginas e sites via iframes invisíveis que testam a máquina para explorar outras vulnerabilidades do sistema operacional que não foram corrigidas e anunciadas aos usuários”, alertam os pesquisadores do McAfee Labs.

Do G1, no Rio

Nenhum comentário: