Google

29 de abril de 2009

Serviço do Google mapeia focos da gripe suína no mundo

O serviço de mapas do Google disponibilizou os locais nos quais a gripe suína foi confirmada. As marcações dividem os casos suspeitos (em amarelo e rosa) e casos já confirmados (em roxo) espalhados pelo mundo.

O autor das marcações se descreve como um pesquisador biomédico de Pittsburgh, nos EUA. Autoridades de Israel e Nova Zelândia confirmaram nesta terça-feira seus primeiros casos de gripe suína, aumentando o temor de que a doença respiratória - que matou 22 no México - se torne uma pandemia - epidemia de vasto alcance geográfico, talvez mundial.Já a Espanha confirmou seu segundo caso da doença, em um paciente hospitalizado em Valencia.

A gripe suína foi confirmada também em dois casos no Reino Unido, 50 nos Estados Unidos e seis Canadá - onde, até o momento, não causou nenhuma morte. O surto mais grave está no México, epicentro da epidemia, onde as suspeitas de morte por gripe suína chegam a 149 e os afetados passam de 1.900.No Brasil, o Ministério da Saúde informou que acompanha o estado de saúde de 11 pessoas que vieram dos países afetados pela gripe suína com os sintomas da doença. De acordo com o órgão, no entanto, nenhum caso foi confirmado até a noite desta segunda-feira (27).

Com informações da Folha Online

27 de abril de 2009

Saiba tudo sobre a gripe suína

A gripe suína uma doença respiratória de porcos causada por um vírus influenza tipo A que causa regularmente crises de gripe em porcos. Ocasionalmente, o vírus vence a barreira entre espécies e afeta humanos. O vírus da gripe suína clássico foi isolado pela primeira vez num porco em 1930. Saiba o que conhecemos desta doença.

Quantos vírus de gripe suína existem?
Como todos os vírus de gripe, os suínos também mudam constantemente. Os porcos podem ser infectados por vírus de gripe aviária e humana. Quando todos contaminam o mesmo porco, pode haver mistura genética e novos vírus que são uma mistura de suíno, humano e aviário podem aparecer. No momento, há quatro classes principais de vírus de gripe suína do tipo A são H1N1, H1N2, H3N2 e H3N1.

Qual é o vírus que está causando a crise atual?
É uma versão nova do H1N1.

Como os seres humanos pegam gripe suína?
Normalmente, esses vírus não infectam humanos. Entretanto, vez por outra, mutações no vírus permitem que eles contaminem pessoas. Na maioria das vezes, os contágios acontecem quando há contato direto de humanos com porcos. Mas também já houve casos em que, após a transmissão inicial do porco para o homem, a partir dali o vírus passou a circular de pessoa para pessoa. Foi o caso de uma série de casos ocorridas em Wisconsin, EUA, em 1988. Nesses casos, a transmissão ocorre como a gripe tradicional, pela tosse ou pelo espirro de pessoas infectadas.

Consumir carne de porco pode causar gripe suína?
Não. Ao cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius, os vírus da gripe são completamente destruídos, impedindo qualquer contaminação.

O que fazer para evitar o contágio?
O CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA) fez algumas recomendações para evitar a doença.
- Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso.

- Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos.

- Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo.
- Evite contato próximo com pessoas doentes.

- Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los.

Quais são os sintomas da gripe suína?
Os sintomas são normalmente similares aos da gripe comum e incluem febre, letargia, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com gripe suína também tiveram coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarreia.

Como se faz o diagnóstico de gripe suína?
Para identificar uma infecção por um vírus influenza do tipo A, é preciso analisar amostras respiratórias do paciente durante os primeiros 4 ou 5 dias da doença -- quando uma pessoa infectada tem mais chance de estar espalhando o vírus. Entretanto, algumas pessoas, especialmente crianças, podem manter o vírus presente por dez dias ou mais. A identificação do vírus é então feita em teste de laboratório.

Há medicamentos disponíveis para tratar infecções de gripe suína em humanos?
As drogas zanamivir e oseltamivir (nome comercial Tamiflu) já mostraram eficácia ao tratar ou ajudar na prevenção de infecção com vírus da gripe suína. Impressões iniciais dão conta de que essas drogas diminuem a agressividade do quadro infeccioso para a versão atual do H1N1 suíno.

Há vacinas para a gripe suína?
No momento, somente para porcos, que são mais constantemente afetados por esse tipo de vírus. Mas as autoridades já anunciaram estar trabalhando numa versão humana da vacina. As vacinações rotineiras de gripe feitas em humanos não combatem os vírus do tipo H1N1.

Fonte: CDC
G1 Ciência e Saúde

Anvisa monitora aeroportos de 5 estados contra gripe suína

A Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa) está monitorando, nesta segunda-feira (27), os passageiros que desembarcam no Brasil vindos em voos do México, Estados Unidos e Canadá. O objetivo é evitar a disseminação da gripe suína, doença que já deixou dezenas de vítimas no México.

A ação conta com médicos da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e de técnicos da agência nos aeroportos internacionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Manaus e Fortaleza.

Avisos com informações sobre sinais e sintomas e orientações aos viajantes estão sendo veiculados nos aeroportos desde domingo

Em nota, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde disse que foi notificada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo da existência de dois viajantes brasileiros procedentes do México. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e apresentaram alguns sintomas de doença não definida. Ainda segundo o documento, os dois casos estão sendo investigados para identificar a causa do quadro clínico, mas não atendem à definição de caso suspeito de influenza suína por não apresentarem sinais e sintomas compatíveis com a doença: febre acima de 39ºC, acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações.

Campanha
O Ministério da Saúde informou que deve iniciar nesta segunda-feira a distribuição de panfletos nos aeroportos internacionais com informações sobre a gripe suína.

Quem esteve nas áreas afetadas, nos últimos dez dias, e apresentar sintomas como febre acima de 39ºC, acompanhada de tosse, dores de cabeça, musculares e nas articulações deve procurar a unidade de saúde o mais rápido possível.

Quem for viajar para esses lugares deve tomar alguns cuidados: - usar máscaras cirúrgicas descartáveis; - evitar locais com aglomeração de pessoas; - evitar contato direto com pessoas infectadas pelo vírus; - não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; - lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.

'Não há motivo para pânico'
Não existe vacina contra o vírus da gripe suína, mas há remédio para tratar a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, até agora não foi encontrada qualquer evidência da presença do vírus no Brasil.

O governo federal diz que, embora os sintomas da doença sejam parecidos com os da gripe comum, só tem que se preocupar quem esteve recentemente no México e nos Estados Unidos, nas regiões onde pessoas foram infectadas.

Gabinete de emergência
O governo montou um gabinete de emergência para acompanhar a evolução dos casos da doença. As reuniões vão ser feitas diariamente.

do G1 São Paulo

17 de abril de 2009

Justiça sueca condena diretores do site Pirate Bay à prisão

O primeiro servidor do Pirate Bay, em exposição em museu de Estocolmo (Foto: Reuters)


A Justiça sueca condenou nesta sexta-feira (17) quatro diretores do site The Pirate Bay, uma das principais páginas de download gratuito no mundo, a um ano de prisão por cumplicidade na violação dos direitos autorais.
"O tribunal de Estocolmo condenou hoje (sexta-feira, 17) as quatro pessoas que eram processadas por cumplicidade na violação da lei sobre direitos autorais. O tribunal decidiu condenar cada uma delas a um ano de prisão", informa o comunicado sobre a decisão.

O tribunal condenou os réus ainda a pagar o equivalente a cerca de R$ 7,6 milhões por danos e prejuízos à indústria fonográfica, cinematográfica e de jogos eletrônicos, que pediam pagamento de cerca de R$ 30 milhões a título de lucros não obtidos provocados pelos downloads via internet. Warner Bros, MGM, Columbia Pictures, 20th Century Fox Films, Sony BMG, Universal e EMI estão entre as companhias que defendiam o pagamento dessa quantia.

A promotoria havia pedido um ano de prisão para os quatro acusados: Fredrik Neij, 30 anos, Gottfrid Svartholm, 24, e Peter Sunde, 30, fundador do Pirate Bay, e para Carl Lundstrm, 48 anos, acusado de ter investido no site.

Segundo a agência de notícias Reuters, o veredicto pode representar um passo importante para a indústria fonográfica, na recuperação dos milhões de dólares de lucros perdidos com a troca de arquivos na internet. Analistas, no entanto, duvidam que a decisão freie o download ilegal de conteúdo.

O julgamento, que durou três semanas, era considerado um dos mais importantes na luta da indústria do entretenimento contra a pirataria.

‘Inocentes’
Os quatro condenados, que negaram ter feito qualquer coisa fora da lei, devem apelar do veredicto. Eles já haviam afirmado que levariam o caso à Suprema Corte da Suécia em caso de necessidade.

Per Samuelson, advogado de Lundstrm, disse a jornalistas estar chocado com o veredicto e com uma sentença tão severa. “É ultrajante, no meu ponto de vista. Claro que vamos apelar. Trata-se de uma primeira decisão, e a última palavra será nossa”, afirmou o advogado.

Fundado em 2003, o Pirate Bay possibilita a troca de arquivos de filmes, músicas e jogos por meio da tecnologia de bittorrent, mas nenhum material baixado pode ser encontrado no servidor do Pirate Bay – por isso, eles alegam que não podem ser responsabilizados pelo conteúdo trocado via web. O site afirma ter 22 milhões de usuários em todo o planeta.

A indústria fonográfica discorda. Seus advogados alegam que ao financiar, programar e administrar o site, os quatro estão infringindo os direitos de propriedade de conteúdo.

Impacto
Especialistas ouvidos pela agência de notícias Reuters não estão convencidos de que o veredicto terá um efeito duradouro. “Sempre que você se livra de um representante desse tipo de serviço, outro maior aparece. Quando o Napster se foi, vieram diversos outros. O problema é que a troca de arquivos na internet cresce a cada ano, dificultando qualquer ação da indústria”, afirmou o analista Mark Mulligan, especialista da Forrester Research para o setor musical.

Para Dan Cryan, da empresa Screen Digest, a inexistência de uma lei internacional para os direitos autorais permite que sites dedicados ao download ilegal de conteúdo simplesmente se mudem para um novo país, se a legislação de seu país de origem ficar mais rígida. “O Pirate Bay era brilhante eu auto-promoção, mas na realidade há diversos outros sites que cumprem sua mesma função. O fechamento da página que se diz a maior de todas, nesse setor, não fará a menor diferença”.


G1 Tecnologia