Google

24 de janeiro de 2008

Astrônomos derrubam teoria sobre suposto 'homenzinho' em Marte"


Suposto 'alien' ficou parado por pelo menos três dias (Foto: (Foto: Nasa/JPL/Divulgação)

Foi divertido enquanto durou. Emissoras de TV, jornais e sites espalharam pelo mundo a notícia de que um dos jipes-robôs da Nasa havia fotografado um "homenzinho" ou "pé-grande" passeando por Marte. Astrônomos blogueiros, no entanto, acabam de demonstrar que a imagem é pura e simplesmente ilusão de óptica.

Blog da Redação: Sobre homenzinhos verdes e ilusões de ótica

A explicação foi dada no blog da Planetary Society, uma das principais organizações de divulgação da astronomia e exploração espacial no mundo. Emily Lakdawalla, blogueira da Planet Society, contou dois detalhes que derrubam completamente a idéia de que se trata de um alien em movimento, correndo na frente da sonda da Nasa.

Número 1: para tirar uma foto colorida, o jipe-robô Spirit precisa usar três filtros diferentes em sua câmera, trocando-os ao longo de três minutos. Ou seja, no mínimo o alien ficou "congelado" durante três minutos. Número 2: faz três dias que a sonda está fazendo imagens mostrando o mesmo lugar. E, nesses três dias, o "alien" também não se mexeu.

Outro detalhe importante: uma estimativa feita com base nas câmeras do Spirit sugere que ele estava a apenas cinco metros de distância da rocha. Isso significa que ela deve ter 6 cm de altura -- um pouco baixo para um alien de verdade com forma de gente, aparentemente.

Tente achar o suposto alienígena baixando a imagem em alta resolução da Nasa. O pedaço de rocha aparece no canto inferior esquerdo da imagem, mas é preciso procurar um bocado para achá-lo.

Ou seja, trata-se simplesmente de uma pedra com forma que lembra a humana. Não foi dessa vez que acabou a nossa solidão cósmica.
do G1

Nenhum comentário: