Google

3 de janeiro de 2008

Chile em alerta após erupção vulcânica no sul

Há 23 horas
SANTIAGO (AFP) — O Chile continuava em estado de alerta nesta quarta-feira devido à erupção do vulcão Llaima, no sul do país, onde dezenas de turistas foram resgatados em um parque nacional na base do vulcão, mas as autoridades ainda não consideram necessário retirar a população local.
Efetivos do éxercito resgataram sãos e salvos nesta quarta-feira 53 turistas que permaneciam isolados no Parque Nacional Conguillío, informou a Corporação Nacional Florestal (Conaf).
As equipes de emergência se mantinham em alerta nesta quarta-feira depois da erupção do Llaima, embora ainda não tenha sido determinada a evacuação do povoado mais próximo.
"Não resta absolutamente ninguém no parque", disse Mario Acuña, diretor regional da Corporação Nacional Forestal, (Conaf), que administra o Conguillío.
Na tarde de terça-feira, quando começou a erupção, outros 150 turistas que permaneciam na base do vulcão foram resgatados, também ilesos.
O vulcão, de 3.125 metros de altura, lançou matéria incandescente por sua cratera, de 300 metros de diâmetro, cobrindo com lava cerca de 600 metros da encosta do maciço.
O Departamento Nacional de Emergências (ONEMI) assinalou que foi decretada na zona um estado de alerta amarelo, considerado de média intensidade.
O vulcão entrou em erupção na tarde de terça-feira, lançando fumaça e material sólido.
O Llaima é um dos vulcões mais ativos do Chile e sua última erupção de importância havia sido registrada em 1994.
A coluna de gases e cinzas estendeu-se sete quilômetros em direção ao território argentino, segundo informe do Escritório Nacional de Emergências (Onemi).
Na manhã desta quarta-feira, a atividade do vulcão havia diminuido. Em seu último boletim, a Onemi confirmou que "diminuiu a atividade de energia associada aos fluidos e expulsão de matéria do vulcão" e que "reduziram-se as explosões e o ruído na área".
"Há lava saindo, mas não de maneira contínua, o que é mais tranqüilizador", disse a diretora da Onemi, Carmen Fernández.
Apesar disso, todas as medidas para a evacuação em massa do povoado de Melipeuco, de cerca de 3.000 habitantes, 700 km ao sul de Santiago, já foram tomadas.
"Caminhões e ônibus estão à disposição do Exército na área de maior risco caso tomemos a decisão de retirar e levar as pessoas a uma zona de segurança", explicou Fernández.
Ao todo, 167 famílias tomaram a decisão de local por conta própria, instalando-se nas localidades vizinhas de Villa García e Cunco.
Outras 300 pessoas que vivem em áreas rurais foram evacuadas por precaução, segundo a Onemi.
A Onemi informou também que "no lado argentino, é possível observar uma coluna de gases e cinzas de 12.000 metros de altura que atinge 50.000 pessoas da província de Neuquén".
A chuva de cinzas obrigou o fechamento do aeroporto da cidade, informou a companhia aérea Aerolíneas Argentinas.

AFP

Nenhum comentário: