Google

27 de janeiro de 2008

Pesquisadores querem que Aeronáutica monitore 'desenho em canavial'


Pesquisadores da área de ufologia querem que radares da Aeronáutica passem a monitorar a região de Riolândia, a 562 km de São Paulo, para verificar o que tem causado estranhas marcas, em formato circular de cerca de 60 metros de diâmetro, no canavial perto do Rio Grande. O fenômeno foi registrado no início desta semana.

Pesquisadores do Instituto de Astronomia e Pesquisa Espaciais (Inape) estão preparando um relatório para a Aeronáutica sobre o que ocorreu na região. Usando um GPS, aparelho de monitoramento por satélite, o especialista do Inape, identificou as coordenadas geográficas do local.

O ufólogo Jorge Néri deve concluir um relatório sobre o episódio até o final desta semana. O documento vai ser encaminhado à Aeronáutica, para um setor especializado na investigação desse tipo de fenômeno. O pesquisador descarta a possibilidade de as marcas terem sido causadas por um fenômeno natural.

O depoimento de Maurício Pereira da Silva, morador que contou ter visto um objeto não identificado sobre o canavial, vai ser a principal informação no relatório preparado pelo especialista. “Levantei 3h de sábado para domingo e escutei um barulho da cana quebrando.
Falei ‘meu Deus, se for vento vai derrubar tudo’. Na hora que eu olhei para cima da cana eu observei [o objeto]. Explicar o jeito, a forma, o tamanho é difícil porque o susto é muito grande. A única coisa que você pensa é correr para dentro”.

Os pesquisadores Paulo César Rapassi e Maria José Antunes Francisco contam que já analisaram outras ocorrências perto de Votuporanga e que Riolândia é o quarto ou quinto caso observado na região.
do G1 São Paulo

Nenhum comentário: