Google

15 de março de 2008

MySpace "fura" Orkut e lança plataforma para criadores externos

A rede de relacionamentos on-line MySpace estréia nesta quinta-feira (13) sua plataforma para desenvolvedores externos. O lançamento se antecipa a outros sites --como o Orkut, que também vai usar o mesmo sistema, o OpenSocial.

"Somos a primeira rede no Brasil a ter o OpenSocial", diz Emerson Calegaretti, diretor-geral do MySpace no país. A plataforma entra no ar às 17h desta quinta, com mais de mil aplicativos. Ela já vem sendo experimentada há um mês e meio pelos chamados "beta testers".

"Já tem de tudo, desde aplicativos mais simples, para colocar fotos com som, até coisas mais sofisticadas, como jogos on-line e programinhas para fazer ligações pela internet", conta Calegaretti à Folha Online.

Os miniaplicativos --ou "widgets"-- são mais populares nos EUA, onde também são utilizados como ferramenta de marketing por algumas empresas.
Os desenvolvedores externos criarão os "widgets" nessa plataforma, desenvolvida pelo Google, e os softwares ficarão disponíveis para outros usuários das redes sociais.

Entre os portais da "aliança" OpenSocial estão, além de Orkut e MySpace, o LinkedIn, hi5, Friendster, Plaxo e Ning.
"Você poderá migrar essas aplicações de uma rede social para outra", diz o diretor-geral do MySpace.

Também haverá remuneração para os criadores independentes via publicidade. "O desenvolvedor vai poder vender publicidade no aplicativo e levar 100% desse dinheiro. Mas, se ele não tiver essa capacidade [de criar a publicidade dentro do ["widget"], a gente vai oferecer um serviço de publicidade e partilhar a receita com ele."

Tendência
Para especialistas, uma das razões para o crescimento do Facebook, principal oponente do MySpace nesta seara, foi justamente o fato de abrir espaço aos empreendedores anônimos na criação dos aplicativos.

O MySpace, que desembarcou no Brasil no fim do ano passado, afirma que deve abrir sua galeria de aplicativos ao público de forma devagar, para garantir a qualidade e a segurança do que estiver disponível para os usuários.

Os aplicativos no MySpace ficarão divididos em categorias como música, política, jogos de perguntas e enquetes. O Google planeja abrir seu sistema para desenvolvedores externos em duas semanas.

Folha online

Nenhum comentário: